Tratamento com Pomada para Impingem na pele

Por conta da falta de cuidados com a pele, o ser humano fica sujeito a uma variedade de infestações causadas por fungos e bactérias que habitam toda a extensão do corpo esperando por um momento oportuno para se proliferarem e causarem essas complicações que podem ser mais brandas ou bem complicadas.

Entre os tipos de complicações que pode acontecer podemos citar a Impingem uma infestação por fungos da qual vamos tecer alguns comentários e aproveitar para citar algumas opções como pomada para Impingem na pele que geralmente são recomendadas nos tratamentos.


O que é

Muito comum em criança e idosos, mas sujeito a pessoas de todas as idades, a Impingem ou Tinea Corporis é uma doença fúngica que provoca pequenas vesículas com líquido claro na pele. As áreas mais afetadas pela doença são o tronco, as virilhas, o rosto e os braços que geralmente ficam molhados por mais tempo.

A Impingem é uma doença altamente contagiosa e basta o contato com a lesão de uma pessoa contaminada ou até mesmo com objetos que essas pessoas tenham usado para também ser contaminado, o que de certa forma, é aconselhado o isolamento do contagiado durante o tratamento.


Como é a transmissão

Já adiantamos acima de que a Impingem é altamente contagiosa e basta um primeiro contato com uma pessoa contagiada para também ficar contagiado.

Toalhas, lençóis ou mesmo as peças de roupa do corpo podem contribuir diretamente com a transmissão, pois os fungos conseguem resistir muito tempo com vida nesses objetos e então, basta o manuseio desses objetos para que outras pessoas também sejam contagiadas.

Por isso, é importante que se tenha consciência do problema quando ele está acontecendo e os não contagiados sejam prevenidos do risco que correm. Nenhum contagiado precisa ser tratado com desprezo por aqueles indivíduos sãos, basta que os sãos se previnam do problema e se cuidem adequadamente.

Objetos de uso pessoal do doente devem ser esterilizados ou lavados tão logo deixem de ser usados para evitar que outras pessoas se contagiem.

Sintomas na pele

Com respeito aos sintomas que a Impingem pode apresentar, o mais característico são as manchas que quando não tratadas corretamente, podem espalhar-se pelo corpo e alcançar também o couro cabeludo.

Além das manchas na pele com bordas ásperas com uma cor avermelhada e o interior com uma cor mais clara, pode aparecer:

  • Coceira persistente na área afetada pelos fungos,
  • Leve inchaço no local afetado.

Os sintomas podem persistir por vários dias e precisam ser tratados com urgência com medicamentos específicos que deverão ser recomendados por um médico dermatologista.

Pomada Isoconazol

Nitrato de Isoconazol é uma pomada para Impingem na pele entre as mais recomendadas pelos médicos, pois trata-se de um medicamento com ação anti-fúngica que age diretamente sobre as membranas celulares dos fungos para eliminá-los. O medicamento também é recomendado para outras situações com infecções na pele causadas por fungos.

Substância ativa nesse medicamento – cada grama da pomada dermatológica contem 10 mg de Nitrato de Isoconazol.

Como usar o medicamento – depois de devidamente higienizada a pele, aplique uma fina camada da pomada com a ajuda de um gaze. A aplicação deve ser feita 1 vez ao dia por um período mínimo de 30 dias ou até que desapareçam os sintomas.

É importante que a área a ser tratada esteja perfeitamente higienizada e seca antes de fazer o tratamento.

Efeitos adversos desse medicamento – em geral, os efeitos adversos que esse medicamento pode apresentar são de origem alérgica, tais como:

  • Sensação de queimação na pele,
  • Coceira na pele,
  • irritação na pele com possível vermelhidão.

Contra-indicações – esse medicamento é contra-indicado nas seguintes situações:

  • Para gestantes no primeiro trimestre de gestação,
  • Para mulheres que estão amamentando,
  • Para pessoas sensíveis à fórmula do medicamento.

Valor desse medicamento – a embalagem com 20 gramas de pomada Isoconazol tem um valor aproximado de R$ 21,00 reais.

Pomada Terbinafina

Terbinafina é mais uma opção como pomada para Impingem na pele, pois trata-se de um potente fungicida capaz de combater as variadas afecções na pele causadas por fungos.

Substância ativa nesse medicamento – cada grama de pomada contém 10 mg de Cloridrato de Terbinafina.

Como usar esse medicamento – em geral, a recomendação média para combater a Tinia no corpo é de 1 aplicação ao dia, preferencialmente no período da noite. Antes de fazer a aplicação, certifique-se de que a área a ser tratada está bem limpa e seca e então aplique uma fina camada da pomada para facilitar a absorção pela pele e acelerar o processo de cura.

Efeitos adversos desse medicamento – os efeitos adversos mais comuns que esse medicamento pode apresentar são:

  • Vermelhidão,
  • Coceira na região tratada da pele,
  • Leve irritação na pele na área tratada.

Valor desse medicamento – a embalagem com 20 gramas de pomada terbinafina tem um valor aproximado de R$ 27,00 reais.

Cetoconazol comprimido 200 mg

Cetoconazol 200 mg na forma de comprimidos é mais um medicamento bastante recomendado pelos médicos para tratamentos de infecções mais graves na pele causadas por fungos quando outros medicamentos não garantiram os resultados esperados.

Substância ativa nesse medicamento -cada comprimido contém 200 mg de Cetoconazol.

Como usar esse medicamento – em geral, a recomendação médica para pacientes com mais de 30 kg e adultos é de 1 comprimido de Cetoconazol 200 mg 1 vez ao dia ingerido sempre junto com uma das refeições principais.

Para crianças com peso que varia de 15 kg a 30 kg a recomendação é de 1/2 comprimido de Cetoconazol 200 mg ao dia.

Efeitos adversos desse medicamento – Cetoconazol 200 mg pode apresentar uma variedade de efeitos adversos, por isso é preciso que o tratamento seja feito com consciência e sempre com a recomendação de um médico responsável.

Atenção – esse medicamento não deve ser usado por crianças com menos de 15 kg de peso corporal. Além disso, ele não deve ser usado por pacientes que apresentem doença hepática aguda ou crônica.