Tratamento com pomada para Boqueira, Conheça

Você provavelmente já viu alguém com boqueira ou até já enfrentou esse problema que é desagradável e incomoda bastante, não é mesmo? Pois é, hoje vamos falar de um dos tratamentos mais comuns  receitados pelos médicos, quando se trata de feridinhas nos cantos da boca, este é a base Pomada para Boqueira.

Essa pequena ferida ou rachadura que aparece no canto da boca, pode causar dor ao abrir a boca, falar, ou fazer qualquer outro movimento com a boca, e é provocada por fungos e bactérias em pessoas que costuma passar a língua o tempo todo no canto da boca, entre outros causadores.


É um problema transmissível, e pode sim ser passado através do beijo, do talher, do copo e outros  como batom ou algo assim. Por isso, é muito importante um tratamento com pomadas antibióticas e antimicóticas, dentre elas algumas que vamos citar abaixo.

A Queilite Angular

Este é um nome mais científico dado para a popular boqueira, e como já citamos acima, é causada por fungos e bactérias, podendo atingir um ou os dois lados da boca. Essa pode causar descamação do canto da boca, dor, vermelhidão, dificuldade para abrir a boca, e muitas vezes até para comer.


Para acabar com a queilite angular é importante primeiramente conhecer o seu causador.

Como se pega

Como já comentamos também, a boqueira se pega por contato com outras pessoas através do beijo, ou ainda através de talheres e copos, algo bastante comum especialmente em restaurantes, o ato de lamber com frequência no local, esfregar a mão suja, pelo fato de usar próteses dentárias, ficar com a boca molhada,  entre outros.

Mas a boqueira também pode ser causada pelo uso prolongado de medicamentos à base de corticóides inalados ou antibióticos.

Pessoas que estão com baixa na imunidade, e portadores de HIV ou diabetes tipo 2, também são mais sujeitos a adquirirem essas boqueiras com maior frequência.

Mas também podem ser acometidas, pessoas que fazem o consumo excessivo de alimentos ácidos.

Sintomas Apresentados

Existem sintomas sim, e podemos destacar os principais como sendo:

  • Vermelhidão nos cantos da boca;
  • Pele ressecada, especialmente do rosto;
  • Ferida no canto da boca;
  • Sensibilidade no local;
  • Dor na hora de abrir ou movimentar a boca para comer entre outros;
  • Sensação de ardência nos lábios;
  • Pequenas rachaduras e crostas.

O fato é que a boqueira não traz nenhum conforto, muito pelo contrário traz desconforto e dor ao contato com qualquer alimento doce, mais ácido ou salgado.

Tratamento

Este não é complicado, bem pelo contrário é bem simples e rápido. Em média dentro de 1 a 3 semanas o problema pode desaparecer se os cuidados forem adequados. Portanto:

  • Mantenha os cantos da boca sempre limpos e secos;
  • Mantenha seus lábios sempre muito bem hidratados com creme especial. Faça isso 3 vezes ao dia;
  • Coma alimentos cicatrizantes para ajudar a fechar as feridas; Entre eles o iogurte natural e laranja são muito indicados;
  • Evite alimentos salgados e ácidos;
  • Aplique a pomada indicada pelo médico de maneira certinha.

Pomada Omcilon-a Orabase

Entre as tantas pomadas que são indicadas pelo médico temos a Omcilon-a Orabase que traz como princípio ativo a triancinolona acetonida sendo um corticosteróide sintético. Com ação antiinflamatória, essa pomada oferece alívio aos sintomas causados pela boqueira  e outros traumas e lesões ulcerativas.

O medicamento também age diminuindo a conceira e possíveis alergias.

O uso deve ser de uma fina camada sobre o local sem esfregar, o resultado será de um fina película lisa e escorregadia no local.

O ideal é que seja usada a noite antes de dormir, mas pode ser aplicada até umas 2 ou 3 vezes ao dia, lembrando de ser sempre após as refeições. Se não oferecer resultados positivos em 7 dias, novos exames deverão ser realizados.

Entre os possíveis efeitos colaterais temos supressão adrenal, ativação da úlcera péptica, alterações do metabolismo de glicose, catabolismo de proteínas, entre outras, porém ao descontinuar o uso, os efeitos desaparecem.

O preço deste medicamento pode variar entre 11 a 19 reais.

Pomada Sulfato de Neomicina + Bacitracina

Como o próprio nome diz, essa pomada tem como princípio ativo a neomicina e a Bacitracina, antibióticos estes que ajudam no combate a bactérias que causam infecções cutâneas e das mucosas.

Pode causar algumas reações adversas que devem ser imediatamente comunicadas ao médico como: vermelhidão, prurido, inchaço do local ou qualquer outro tipo de irritação. Também deve-se ficar atento a qualquer diminuição da audição.

Antes da aplicação desta pomada o local deve ser limpo e seco, e deve ser aplicada esta pomada de 2 a 5 vezes ao dia, dependendo da necessidade. Use uma gase para aplicar a pomada.

Este é um medicamento que deve ser usado em períodos curtos de no máximo 8 a 10 dias.

Se usado por tempo prolongado poderá causar danos renais, que podem ser reversíveis, enquanto do aparelho auditivo e do labirinto não o são.

O preço deste medicamento ficam em torno de 5 a 20 reais, mais ou menos.

Fluconazol Pomada

Este é um antifúngico que que tem o fluconazol como princípio ativo e deve ser usado no local massageando até sua completa absorção.

Pode causar dor de barriga, náuseas, vômitos, erupção na pele, diarréia, alterações da função  hepática dificuldade de respirar, coceiras inchaço entre outros.

O preço desta Pomada para Boqueira fica em torno de 15 reais.