Formula delta e Bhaskara para estudos e cálculos matemáticos

Ao indiano Bhaskara Akaria, considerado o mais importante matemático do século XII, foi dada a homenagem ao nomear a fórmula delta e Bhaskara. E esta tem por objetivo facilitar a resolução de equações quadráticas, ax²+bx+c=0, trazendo coeficientes reais.

Através dessa fórmula nos é permitido, a dedução de uma expressão para a soma e o produto das raízes de uma equação de 2º grau.

A intenção é o completamento de quadrados. Assim, se torna uma fórmula muito importante na matemática, pois permite que haja a solução de qualquer problema no qual tenha a equação quadrática. E isso pode aparecer até mesmo na física.

Quando falamos de formula delta e bhaskara, é importante saber que primeiramente se resolve o delta e somente depois poderá usar a formula de Bhaskara.

Discriminante : ∆= b²-4.a.c

E sua reescrição pode  ser suscinta dessa forma:
-b+-√∆
x= ———–
2.1
Neste caso a intenção é encontrar o valor de x¹ e x² numa equação de 2º grau. E se delta for maior que zero, a equação terá duas raízes distintas.

Já se for igual a zero, terá duas raízes iguais, e no caso de ser menor que zero não terá raiz no conjunto dos números reais.

Então, a formula delta e bhaskara pode também ser conhecida por fórmula geral para resolução de equações polinomiais do segundo grau.

E geralmente essas resoluções são acompanhadas de um gráfico, onde a colocação da linha deve ser exata. Na verdade, este é um assunto que precisa ser muito bem entendido desde o princípio para tornar-se compreensível depois, senão nada feito.