Chá e Alimentos para fazer descer a menstruação Atrasada

Hoje vamos falar de Chá e Alimentos para fazer descer a menstruação Atrasada, este problema que pode ser causado por inúmeros motivos, desde uma alteração hormonal até problemas de tireóide, gravidez, ou ainda excesso de estresse e bebidas estimulantes como o café, por exemplo.

O fato é que independente da causa, nenhuma mulher vai se contentar em ficar esperando a hora em que a menstruação decide descer, pois é angustiante essa espera, ainda mais quando não se tem certeza de nada.


Mesmo sabendo que existem alimentos e chás que estimulam a descida da menstruação, é importantíssimo que algumas precauções sejam, tomadas antes como a de ter a certeza de que esse atraso não tem nada a ver com uma gravidez.

Para tanto, é  necessário consultar o médico e fazer exames necessários para desencanar de qualquer outra possibilidade.


Causas de estar Atrasada

Como já dissemos, existem vários fatores que podem intervir na descida da menstruação regular, entre elas a questão do desequilíbrio hormonal, a questão da tireóide, e também pode ser por uma fase de extremo estresse, ou ainda por excesso de ingestão de estimulantes como o café, por exemplo, ou em última estância, uma gravidez, que pode ser muito esperada ou nada esperada e pega de surpresa.

Veja aqui uma lista mais organizada das possibilidades:

  • Desiquilíbrio hormonal/Excesso de estrogênio
  • Ovários policísticos
  • Menopausa
  • Disfunções uterinas
  • Parto/Amamentação
  • Medicamentos/quimioterapia
  • Alimentação deficiente de vitaminas e nutrientes
  • Excesso de peso
  • Falta ou diminuição do peso
  • Excesso de exercícios ou atividades físicas
  • Excesso de consumo de cafeína, cigarro, drogas ou álcool

Observe que nem sempre falta de menstruação quer dizer gravidez, e pode acontecer de a mulher ficar até 3 meses sem menstruar, e mesmo assim, não indica gravidez. Mas pode sim, indicar algum tipo de doença  que o médico deverá desvendar.

Claro que para mulheres que desejam muito engravidar, esse atraso pode ser uma tremenda esperança de que o sonho está se realizando.

Alimentos com Vitamina C

Você sabe que a vitamina C é importante para a produção de estrogêneo de maneira natural, e isso faz com que as paredes do útero se contraiam expelindo o sangue nele preso, se a menstruação estiver atrasada.

E comer alimentos que possuem a vitamina C em abundância não é difícil, pois ela esta presente em alimentos como laranja,  limão,  mamão papaia, espinafre, couve, arruda, chá verde, nos feijões e ervilhas, acerola, abacaxi, manga, morango, salsinha e muitos outros alimentos que se consumidos diariamente vão ajudar a normalizar essa questão da menstruação atrasada.

Chá Forte de Canela

Muitas mulheres tem se utilizado do chá de canela para acelerar a descida da menstruação, pois essa especiaria tem ação reguladora sobre os hormônios e melhora a circulação do sangue e também colabora para a contração do útero se intensificar.

Com sua ação de elevação da pressão ajuda a descer a menstruação.

Como fazer o chá:

Basta ferver um pau de canela ou colocar o pó na água e tomar o chá quentinho. Mas, sem exagero. Mas não use com açúcar.

antes de usar o chá de canela se certifique de que realmente não está grávida, pois ele pode ser abortivo.

Chá de Cravo da Índia

O chá de cravo também ajuda na contração uterina, o que favorece a descida da menstruação.

Como fazer o chá:

Coloque 1 colher de cravos em meio litro de água e deixe ferver por 5 minutos. Então é só deixar mornar e tomar o chá 3 vezes ao dia.

Simples assim.

Chá com folhas de Louro

Rico em vitaminas A e C, o louro também traz ácido fólico, ácido pantotênico, riboflavina, niacina, e minerais como selênio, magnésio, zinco, cobre, cálcio, ferro e potássio.

Além de tudo é analgésico, alivia a tensão, e ajuda a regular a situação hormonal, favorecendo a descida da menstruação.

Como fazer o chá:

Para fazer o chá não existem segredos, pois basta adicionar algumas folhas num bule com água, deixar ferver por 5 minutos e depois esperar 10 minutos.

tome de 3 a 4 xícaras por dia.

Chá de Orégano

Pois é, o orégano não serve somente como aquele tempero indispensável na pizza, no assado e por ai vai, pois também é um excelente chá para estimular a menstruação.

Como fazer o chá:

Coloque 2 colheres de chá de orégano numa xícara de água quente. Deixe tampado por uns 5 minutos. Tome e você verá que a menstruação logo irá descer. Esse chá deve ser tomado apenas 1 vez ao dia. Ok?

Alimentos Sólidos

Entre os alimentos sólidos favoráveis já comentamos alguns como couvem espinafre, mamão, morango, manga, laranja, limão, e tantos outros. É importante lembrar que alimentos integrais são os mais nutritivos e indicados para ajudar na descida da menstruação.

Então é isso, agora você já está bem informada sobre Chá e Alimentos para fazer descer a menstruação Atrasada, esse problema que afeta muitas mulheres, e acaba incomodando muito, uma vez que tem múltiplas causas e não se sabe exatamente o que seja até consultar o médico.

Frutas, sucos, alimentos integrais, legumes e verduras, são alimentos que não podem faltar. Mas evite babata branca, arroz branco, pão e outros alimentos beneficiados ou industrializados. Pois eles não vão te favorecer em nada, ok?